Próximo domingo estarei competindo neste novo e emocionante formato de provas de triathlon. Uma forma excelente de preparação para provas de longa distância e com mais fácil recuperação. Tenho a honra de ser o EMBAIXADOR desta nova série : TRISTAR e de poder representar o triathlon brasileiro aqui na Europa perante tantas estrelas. Forte abraço a todos e bons treinos!!! Em breve mais notícias!!! BOA PROVA EM FLORIPA A TODOS OS AMIGOS E ATLETAS!!!
segunda-feira, 23 de maio de 2011
segunda-feira, 16 de maio de 2011
TRIATHLON DU SUD - SOMMIÈRES

Neste domingo fiz minha primeira prova realmente longa depois da cirurgia no joelho do ano passado. Passo a passo desde quando voltei a treinar fui buscando gradativamente evoluir tanto fisicamente como também aumentando a distância das competições a fim de poder voltar a correr algum Ironman em breve. A idéia seria o Ironman Brasil ou Nice, mas não deu tempo para "casar" os treinos com a recuperação. Pois sempre acreditei, assim como meu técnico Rodrigo Ferreira que me conhece muito bem, que seria mais prudente aumentar a intensidade dos meus treinos e depois começar a colocar um volume adequado para provas realmente longas.
Tudo começou com as várias provas de "maratonas aquáticas" que fiz ano passado (Rei do Mar, Travessia dos Bravos etc), depois o Desafio da Subida do Imperador (ciclismo), Estadual de Triathlon do Rio, Troféu Brasil e Internacional de Santos, assim como os exaustivos trabalhos de reforço muscular, principalmente as aulas de Pilates que NUNCA deixei de frequentar e que tanto me ajudaram . Inclusive estou sentindo MUITA falta do PILATES da KENKO FISIO e do Fabio Uemoto (fisioterapeuta)...
Além de tudo isso, tenho certeza que a Meia Maratona de Miami e principalmente o GP Extreme foram fundamentais para eu me preparar e adquirir confiança para voltar a competir nas provas de Longa Distância.
A prova de Sommière na distância de Meio Ironman (Triathlon du Sud) aconteceu ontem pela manhã num percurso bastante difícil e com MUITO vento . Mas antes deste desafio tão difícil , na noite anterior a prova foi oferecido aos atletas um JANTAR de MASSAS num Castelo do Século XIII. A cidade era praticamente toda com esta arquitetura tão antiga e a organização da prova me recebeu MUITO bem e só tenho a agradecer e elogiar toda sua equipe.
O nível dos atletas era forte e integrantes da Equipe Nacional Francesa de Longa Distância estavam presentes, inclusive o atual Campeão Francês de Longa Distância Stephane Poulat. Acho que cada vez que estiver relatando sobre as provas por aqui, estarei repetitivamente dizendo que as provas são duríssimas etc..., mas é a pura verdade,...não dá pra comparar o grau de dificuldade com nenhuma outra prova, principalmente as do Brasil. Correndo na França os percursos são realmente técnicos até porque o relevo, as montanhas, são completamente diferentes do Brasil onde a maioria das provas é realizada na Costa à beira Mar.
Indiscutivelmente eu consigo treinar muito melhor aqui na Europa , principalmente o ciclismo pois no Rio dependo sempre de carro para ir treinar nas estradas, muito stress, trânsito , durmo pouco e confesso que por muitas vezes tenho medo de pedalar devido a falta de respeito no trânsito brasileiro. Mesmo tendo a companhia do meu técnico Rodrigo Ferreira e de atletas de Corrida , Ciclismo e amigos do Triathlon acredito que treino bem melhor por aqui. Com isso rapidamente consigo evoluir e adquirir uma boa forma, voltando a pedalar bem. Completei a prova de Sommière em TERCEIRO Lugar e fiquei muito contente pois meu corpo reagiu muito bem ao esforço. Meu próximo desafio será o TRISTAR Alemanhã com direito a "pancadaria" junto com MACCA, NORMAN STADLER, OLIVIER MARCEAU e CIA. Em breve mando mais notícias.
Abaixo segue o resultado do TRIATHLON DU SUD :
MASCULINO
1 - Stephane Poulat
2 - Herve Faure
3 - Marcus Ornellas
FEMININO
1 - Delphine Pelletier
Abraço a todos e bons treinos!!!
Marquinhos Ornellas
sábado, 14 de maio de 2011
SOMMIÈRES
Distance Ironman
Dimanche 19 juin
Natation : 3,8kmVélo : 180km
Course à pied : 42,195km
Half
Dimanche 15 mai
Natation : 1,9kmVélo : 90km
Course à pied : 21km
Course limitée à 400 athlètes
Relais half
Dimanche 15 mai
Natation : 1,9kmVélo : 90km
Course à pied : 21km
CD
Samedi 14 mai
Natation : 1,5kmVélo : 40km
Course à pied : 10km
Sprint
Samedi 14 mai
Natation : 750mVélo : 20km
Course à pied : 5km
Tri enfants
15 mai et 19 juin
Mini Poussin (2004/05) Poussin (2002/03)Natation : 50m
Vélo : 1,5km
Course à pied : 400m
Pupille 2000/2001
Benjamin 1998/1999
Natation 100m
Vélo : 3km
Course à pied : 800m
Minime 1996/1997
Cadet 1994/1995
Juniors 1992/1993
Natation 200m
Vélo 5km
Course à pied 2km
segunda-feira, 9 de maio de 2011
FRANÇA 2011!
Logo após o GP Extreme de São Carlos, eu e minha família (RITA E GUILHERME) partimos para a França. O objetivo principal da viagem nem era o Triathlon mas a Escola Nacional de Pastisseria que minha mulher, RITA CORREIA, está frequentando até o final do ano para tornar-se "CHEF".
Eu, claro, aproveitei e incentivei ao máximo pois sempre competi nas principais provas da França mesmo quando morava na Itália.
Faz quase 1 mês que estamos na cidade de YSSINGEAUX (100km de LYON). Neste período pegamos todos os tipos de clima e graças a DEUS não pegamos neve, mesmo com a temperatura tendo chegado a bater ao amanhecer -2 graus... Apesar do céu claro faz muito frio pela manhã. Até quase ao meio dia é impossível de sair para pedalar devido ao frio e vento. Estamos nas montanhas, mas nada muito alto, chegando a 1200m de altitude. Mas por estarmos nas montanhas o clima torna-se um pouco instável e frio.
Levei um tempo para me adaptar pois o frio estava me atrapalhando nos treinos de intensidade. Mesmo a natação ainda estou me adaptando a piscina coberta e aos treinos com elásticos no pé, punho fechado, nadar com 1 braço etc.
Felizmente fiz logo amizades e fui convidado para treinar junto com os atletas do Clube de Triathlon da cidade. São mais de 150 triatletas numa cidade que não tem nem 5000 habitantes! A piscina fica cheia e a pista de atletismo também. Com torcida e tudo mais nos incentivando!!!
Na minha opinião a França é a MELHOR escola de Triathlon do mundo. A formação de atletas no país é impressionante! A genética dos caras ajuda também..
A maioria dos meus "parceiros" de treinos tem 15/16 anos e tem 1 que corre MUITO que tem somente 14 anos!!! A Escola de Triathlon daqui é muito boa tanto é que revelou 1 atleta que hoje pertence ao Clube Sartrouville, que é o mais forte da França. Durante 10 dias das últimas semanas ele esteve por aqui treinando junto com a "nossa" equipe. Logo quando o vi pela primeira vez antes do treino percebi que o "cara" não era "pangaré"!!!hehehe E realmente não era!!! O nome dele é Etienne Diemunsch e ele foi Campeão Mundial Universitário , Campeão Mundial de Duathlon Under 23 e é o único francês da Equipe Sartrouville que só tem estrangeiros (Gomez, irmãos Brownllee e Ospaly).
Depois de 3 semanas treinando legal , senti a necessidade de competir e neste domingo fui a VALENCE fazer um Sprint (SHORT), sem vácuo , num percurso duríssimo!!! Antes da prova já sabia que o nível seria muito forte, pois havia visto os resultados dos anos anteriores e SEMPRE corriam os melhores atletas da Europa. Não entendia muito bem o porque pois a premiação nem era muito boa. O próprio Etienne me alertou: "Valence é conhecida na França como o Championat du Munde de Valence!!!" , pois é praticamente a abertura da temporada de Triathlon na França e vários atletas Top moram na região. Pra "piorar" a situação os atletas de Longa distância gostam de começar a temporada correndo provas curtas, de sprint etc. Com tudo isso sabia que o "bicho ia pegar"!!!
E pegou mesmo! Pra começar foi a maior aventura para chegar no local da prova. Fomos eu e Rita de carro na manhã da prova com um mapa na mão. Foi MUITO complicado de achar o tal Lago e devido aos contra-tempos não consegui aquecer muito bem...
Antes da largada já havia começado a competição, pois todos buscavam alinhar-se o mais na frente possível. Profissionais não tinham privilegios e eu tive que largar nas últimas fileiras de uma prova com 700 atletas!!! Com isso acabei nadando e saindo muito atrás. Quando a Rita havia contado 20 caras saindo da água ,...ela desistiu e começou a ficar preocupada!
Depois desta natação frenética, o ciclismo começou da mesma forma mas só na metade foi que eu comecei a realmente me sentir forte. Recuperei várias posições no ciclismo , principalmente na parte final desta etapa. A parte de corrida foi muito legal e praticamente tudo em trilhas. Finalizei a prova em SEXTO Lugar e tenho certeza que ela serviu como preparação para os próximos eventos, além de servir como avaliação dos meus treinamentos.
Baseado no que tenho vivido, pensei na possibilidade de organizar um "Trainning Camp" por aqui em preparação a uma série de provas que ocorrerão em breve : TRI OLIMPICO DE YSSINGEAUX ; TRISTAR LYON E TRIATHLON E DUATHLON DO ALPE D'HUEZ. Os interessados por favor entrem em contato aqui mesmo pelo blog ou pelo Facebook. Este Trainning Camp seria no mês de JULHO e os interessados ficariam num chalé (máximo 5 pessoas por chalé) , teriam acesso a todos os treinamentos do clube local e transporte para as competições.
Segue abaixo resultado da prova de Domingo. Forte abraço a todos e bons treinos!!!
Resultados do Triathlon de Valence :
1 | FAURE HERVE | 01:01:09 |
2 | ROTA Sylvain | 01:01:32 |
3 | MOULAY TONY | 01:02:25 |
4 | FAVRE FELIX Damien | 01:02:36 |
5 | STRAGAPEDE Vincent | 01:03:12 |
6 | ORNELLAS MARCUS | 01:03:42 |
7 | LOY JULIEN | 01:03:58 |
8 | LARDIER Jonathan | 01:04:24 |
9 | VIAIN SIMON | 01:05:06 |
10 | AUREILLE FLORIAN | 01:05:14 |
Assinar:
Postagens (Atom)