Infelizmente Triathlon que é bom ainda estou de fora... Tenho enfrentado seguidas lesões que estão me afastando das verdadeiras competições.
Acredito que o tempo que passei machucado treinando e competindo na Europa fez com que houvesse um grande desequilíbrio no meu corpo e por isso ocasionando estas lesões.
Tenho certeza que logo estarei realmente recuperado e competindo bem.
O resumo que pretendo passar para vocês começou na verdade no final de Fevereiro, durante o FAST TRIATHLON feminino realizado em Niterói. Assim como no FAST masculino, tive a oportunidade de participar da organização da prova. Mas desta vez participei de verdade!!! Aquilo foi um sonho que plantei em Novembro. Realizar o FAST TRIATHLON da REDE GLOBO na porta da minha casa!!! Foi muito interessante e desgastante estar por trás do evento. Desta forma nós atletas podemos ter uma idéia real do que representa um grande evento. O tempo envolvido para que aquelas poucas horas da competição sejam as mais perfeitas possíveis. Foi muito canativo e eu precisava estar ou fazer umas 10 coisas ao mesmo tempo em lugares diferentes!!! Acho que valeu a pena e o resultado foi constatado nas imagens da GLOBO com um excelente público em TODO o percurso e ótima audiência na tv!!! Parabéns para as meninas do Brasil que venceram com autoridaade!!!
Quero ressaltar aqui a grande competência do Eduardo Gayotto e sua equipe de profissionais. Excelente equipe em todos os sentidos!!!
Depois desta experiência voltei a minha vida de atleta treinando forte com o objetivo maior focado no IRONMAN BRASIL. Em meados de março competi mais uma prova de "Maratonas Aquáticas". A prova foi de 1500m em Itaipú e fez parte do Circuito de Maratona Aquáticas do Rio de Janeiro. Como sempre muitos jovens nadadores participaram da prova e eu felizmente consegui nadar com eles. Mas diferente dos triathlons, nadar com nadadores é muito estranho. Os caras fazem um zig zag constante e é MUITO difícil nadar no pé deles!!! O ritmo muda o tempo TODO!!! Finalizei a prova em sétimo no geral e primeiro na minha categoria com o tempo de 17'50".
Na sequência minha intenção era competir no Campeonato Brasileiro de Longa Distância ou na primeira etapa do Troféu Brasil. Pra mim isso era um dilema pois a organização do Brasileiro deixa muito a desejar com relação ao regulamento do vácuo. Apesar das regras da ITU serem de 7 metros entre os atletas, lembrando que nas regras do Ironman e Ironman 70.3 são 10 metros, a CBTRI insiste em realizar seus eventos com a regra de 5 metros para o vácuo, a qual eles JAMAIS cumprem... Uma vergonha!
Por outro lado poderia ir para Santos mas os custos de inscrição e da viagem me fizeram desistir. É impressionante como as inscrições a cada ano ficam mais caras no Brasil e por isso sempre digo que fica mais barato correr as provas no exterior onde não pago inscrições, acomodações e disputo uma premiação muito melhor.
No mesmo final de semana seria realizada em Búzios, Região dos Lagos do Estado do Rio, um evento recheado de atividades e com uma Clínica com o Super Campeão do Ironman do Hawaii, Dave Scott. A oportunidade de assistir este super campeão e tentar aprender algo mais seria única. Além, é claro de poder prestigiar ao esforço e a coragem da equipe da TRISPORT Magazine, que ha anos luta com tanto empenho para divulgar nosso esporte pelo país. Nós do Rio de Janeiro sabemos como o Rodrigo começou com a revista e pela dificuldade de manter mensalmente uma revista de padrão internacional, muitas vezes nos informando resultados de importantes competições antes mesmo das principais revistas internacionais.
Quero deixar claro que não estou aqui querendo "puxar o saco" de ninguém para poder ter mais espaço na revista etc, até porque acho que esta poderia dar mais destaque aos atletas brasileiros. Na Itália, por exemplo, as duas revistas : Triathlete e Fanta Triathlon utilizam atletas italianos em suas capas praticamente todos os meses. Na Triathlete cada mês sai um triatleta amador diferente na capa e no Fanta Triathlon sai um italiano que consiga vencer um grande evento nacional ou internacional recente.
A Clínica foi excelente e acrescentou muito ao meu conhecimento. Os eventos organizados pela TRISPORT foram emocionantes e com excelente participação. Na véspera da prova senti uma leve lesão na minha perna durante um treino, apesar de ainda estar tratando a outra perna... Resumindo, estava todo empenado e não sabia se iria participar. Seriam realizadas provas de Stand Up Padle (2Km) , Biathlon (500m/3Km) , Trail Run (6Km) e Travessia de natação (2Km).
Resolvi que faria a Travessia e talvez somente a natação do Biathlon..., mas acabou que na adrenalina da competição fiz o Biathlon inteiro. Cheguei em primeiro nesta prova e na Travessia fui quarto perdendo no sprint final a oportunidade de dividir o pódium com o Super Campeão Luis Lima (vencedor da Travessia). Meu consolo foi que o sprint foi perdido para outro super nadador : Pedro Monteiro (campeão Panamericano).
Para finalizar este resumo, neste último final de semana participei de uma corrida rústica "Off Road Run" em Niterói. Já que eu não poderia competir, decidi que meu objetivo seria prestigiar os organizadores e o evento que foi realizado num dos melhores lugares para correr que eu conheço: Vila Progresso, em Pendotiba. Esta "trilha" arborizada apresenta condições excelentes para treinamentos pois na verdade ela é uma estrada de terra onde praticamente não passam veículos. Na prova larguei por último para não correr o risco de me empolgar e "meter o pau" junto com os corredores, pois adoro aquele lugar e conhecia muito bem o percurso. Tive a oportunidade de acompanhar meu grande amigo Armando Barcellos que está se preparando para a Maratona de Paris.
A novidade dessas últimas semanas foi que comecei um tratamento de fisioterapia com o ex atleta e amigo Antônio Chaer. Ele que já foi meu "pupilo" nos treinamentos de Triathlon decidiu abandonar o esporte e se dedicar a Fisioterapia tornando-se hoje uma referência no Rio de Janeiro e motivo de muito orgulho pra mim que o conheci desde os seus 14 anos.
Agora é manter o foco nos tratamentos, treinar respeitando os limites para que meu corpo volte ao equilíbrio normal e se recupere.
Mais uma vez muito obrigado por prestigiarem o blog. Espero ter novidades em breve! Nosso FILHÃO estará chegando em breve: GUILHERME vêm aí!!!
Forte abraço a todos e bons treinos!!!
Marquinhos Ornellas
Melhoras aí !!! Tudo de bom para vc. E a temporada Europeia?
ResponderExcluirOlá Marcus, acompanho seu blog parabéns por se manter na ativa por tanto tempo! Em meu blog criei o Museu Fotográfico do Triathlon, como você esteve no Paraná várias vezes e conhece bem nossos atletas talvez se divirta vendo algumas fotos da antiga, o museu semanalmente é atualizado, essa semana ainda devo postar fotos espetaculares. Até
ResponderExcluirMarquinhos!!
ResponderExcluirComo está a possibilidade de vc competir por aqui dia 02 de maio?
Sabes que posso conseguir lugar pra ficar.
Pela TRIP tem passagem barata, chegando aqui em Criciuma(saindo de sao paulo)
Qualquer coisa, me avisa.
GOstaria muito de te ver por aqui.
grande abraço
santi