quarta-feira, 20 de maio de 2009

DESISTIR NUNCA , RENDER-SE JAMAIS !!!


 

Faz muito tempo que não atualizo este blog… Me desculpem os amigos que estão sempre na torcida interessados em saber minhas notícias, mas as vezes quando não vou muito bem numa prova fico tão chateado e deprimido que tenho vontade de SUMIR!!! Além do mais foram tantas viagens seguidas que não pude ter acesso a internet…

Depois da prova de St Anthony’s (Triathlon Olímpico sem vácuo) na Florida, fui competir pela décima vez em St Croix (Ilhas Virgens). A prova fazia parte do circuito Ironman 70.3.

Eu sempre tive excelentes resultados nessa prova e estava com muita confiança em repetir uma ótima performance, mas…

Faço parte de uma escola de triathlon que quando você se “ferra” numa prova , tem que botar a “viola no saco” e ficar de boca fechada pra não parecer que está querendo dar “desculpinhas”.

A verdade foi que apesar de ter nadado praticamente  no primeiro grupo (saí uns 10 a 15” atrás) , fiz um ciclismo 8’ pior do que o de costume e 12’ na corrida…

Durante quase 40’ na etapa de ciclismo persegui determinado o “pelotão”  da frente, que eram uns 7 atletas.  Por incrível que pareça, eu cheguei a estar a menos de 10”  do “ rabo ”  do grupo no topo de uma subida,  mas não foi o suficiente pra que eu realmente fizesse a conexão ao grupo e pudesse realmente marcá – los.

Entreguei a bike entre os 10 primeiros e quando perdi essa posição na corrida foi uma grande decepção pra mim pois infelizmente não consegui reagir.

Mais uma semana fiquei sem ter boas explicações a respeito do meu resultado. Talvez tenha criado muitas expectativas e tenha tido excesso de confiança em determinadas situações da prova, mas hoje em dia no Mundo do Triathlon, não podemos vacilar em momento algum.

No final do dia acabei ficando em décimo terceiro lugar e pela primeira vez em 10 participações, fora dos TOP 10.

No dia seguinte estava muito cansado e desanimado. Acabei não treinando e logo na terça tive uma viagem longa de volta ao Brasil a fim de buscar a Rita (minha mulher) antes de ir pra Itália. Saí de St Croix na terça de manhã (antes das 7:00) e só cheguei no Rio na quarta ao meio dia devido as várias escalas que meu vôo. 

Logo na sexta viajei para Italia e só cheguei na minha atual casa a meia noite de sábado…

Tenho vários amigos que adoram acompanhar os blogs e sites de vários triatletas internacionais. Eu mesmo as vezes acompanho influenciado por esses amigos. Fico impressionado com a vida que eles levam e as vezes até duvido de determinadas situações pois tudo que eles dizem parecem até “conto de fadas”… Nunca estão cansados, estavam sempre viajando em lugares paradisíacos, curtindo a vida, tirando fotos embaixo d’água e até surfando. Daí eu penso,…”Caramba!!! Esses caras não treinam??? Viajam com bike, rodas , roupas etc e ainda levam prancha de surf??!!! Devem ser ricos pois só de excesso de bagagem vão pagar em qualquer companhia aérea pelo menos 400 dólares (equipamentos esportivos-prancha + bike).

Confesso a vocês que minha vida não é assim e quase choro na hora que me cobram pela bike para embarcar. Cheguei na Itália tem 10 dias e até agora não consegui ter água quente para tomar banho, ainda estou sem celular e só ontem consegui ter internet mas somente por uma hora ao dia.  Ainda bem que até os 26 anos de idade eu só tomava banho frio e faz pouco tempo que desfruto dos prazeres de um banho morno…

No domingo passado competi no Campeonato Italiano de Longa Distância. Foram 4 km de natação (2 voltas), 120 km de ciclismo (3 voltas) e 30 km de corrida ( 4 voltas). O percurso era “rolling hills” sem nenhuma subida muito dura no ciclismo e a corrida tinha boa parte em terra, mas com muitas pedras.

Quando cheguei na Italia minha bagagem só chegou 2 dias depois e somente na quarta pude pedalar com a bike da minha equipe, pois fazia parte do meu acordo pedalar com a bike patrocinadora do clube. Infelizmente não consegui me adaptar a tempo para a prova pois não consegui que a bike ficasse extatamente igual a que eu estava habituado. Com isso acabei deixando cair o ritmo no final do ciclismo e tendo mutas cãimbras na corrida.

Saí em quarto da natação e com 25km estava em segundo lugar, bem perto do líder. Com 65 km um grupo de 7 atletas me pegou, sendo que 2 desses conseguiram abrir faltando 30 km. Entreguei a bike com esse grupo e quando estava lutando pelo segundo lugar comecei a ter cãimbras. Tive que caminhar duas vezes e fui parar em oitavo. Foi uma agonia até o km 15, quando pedi a Rita que me arrumasse sal de cozinha, sal grosso ou algo parecido. Estava apelando pra qualquer coisa salgada que me fizesse passar as cãimbras.  Ela conseguiu num bar e trouxe um copinho de café cheio de sal grosso. Joguei embaixo da lingua e corri o resto da prova. Realmente consegui me recuperar e não tive mais cãimbras, chegando em quinto lugar , ganhando no sprint de 2 outros atletas.

Não fiquei feliz com o resultado pois esperava uma melhor colocação, mas se pensar pelas dificuldades que encontrei no caminho e o poder de recuperação, acho que valeu a pena o esforço, e aumenta minha confiança.

Ontem e hoje o GIRO D’ITALIA passou aqui por Turin. Foi bem legal assistir. Os colégios fazem excurssões com as crianças para ficarem na torcida. Todos aplaudiam e gritavam: “Italia,Italia!!!”

Eu estava de bike a caminho do meu treino. Iria me encontrar com um grupo de ciclistas. O trajeto que tinha que fazer era exatamente aonde o “Giro” estaria passando. Tentei ir na frente do comboio mas logo os batedores me pediram pra encostar. Consegui por um tempo ir ao lado do pelotão por um ciclovia, mas esta era curta e tive que parar e assistir o pelotão inteiro passar. Fui atrás , no vácuo dos carros das equipes Milram e Caisse D’Espagne, mas a minha felicidade durou poucos minutos pois a polícia mandou eu parar e esperar todos os outros carros passarem (imprensa, ambulância ...).

Foi bem legal e divertido,...pena não ter conseguido ver o Lance e nem o líder do “Giro”, Danilo Di Luca. Na verdade não reconheci ninguém...

 

Mais uma vez agradeço o carinho e a torcida dos amigos que estão sempre acompanhando minhas notícias.

 

Forte abraço a todos e bons treinos!!!

 

 

 

 

2 comentários:

  1. A vida é assim meu caro... Batemos e as vezes apanhamos, mas jamais podemos amolecer... Sucesso na carreira, Bons Treinos e Excelentes Provas !

    ResponderExcluir