terça-feira, 27 de setembro de 2011

IRONMAN 70.3 FRANCE

No último domingo, 25 de setembro , competi no Ironman 70.3 em Aix en Provence, na França. A prova foi provavelmente minha última competição na Europa em 2011.

Me preparei bastante e tinha muitas expectativas positivas para a prova. Era uma das minhas prioridades do ano.

Minha prova em Des Moines no início do mês havia sido muito abaixo das minhas previsões e desde o Triathlon do Alpe D’Huez vinha me preparando muito bem para esta.

Aix en Provence é um lugar muito maneiro, com muitos jovens na cidade devido as diversas Escolas e Universidades. Nós quase viemos pra cá para a Rita fazer seus estágios em “Patesserie”. Muitos atletas franceses de longa distância moram aqui e a equipe Australiana de Triathlon passou boa parte desta temporada treinando em Aix…

A prova foi transmitida ao vivo na TV em rede nacional e a largada foi num lago na cidade de Peyrolles que ficava a 25 km de Aix en Provence. Felizmente consegui resolver meu problema com a roupa de borracha, e por isso consegui nadar de forma normal na prova. Pela primeira vez na França a largada do Profissional foi separada dos Amadores. Nadei legal e saí para pedalar em 8º.

O ciclismo , como sempre na França, tinham muitas subidas e descidas. Era uma grande volta de 90 km até chegar a 2ª transição. Praticamente até o Km 45 as subidas eram predominantes, mas sinceramente esperava que a prova fosse mais difícil e as subidas fossem mais duras. Fiz de pratão mais de 70% das subidas… De qualquer forma não era uma prova fácil,…pelo contrário. Principalmente pelo nível técnico dos atletas que estariam competindo.

Apesar de ter saído uns 40” atrás do primeiro pelotão consegui alcançá-los. Foram muitos ataques nas subidas, que não eram muito inclinadas , até que um grande grupo de quase 15 atletas se formou na liderança.

Depois do Km 45 a prova era praticamente de descidas de todos os tipos: técnicas, velozes, retões imensos e as vezes com vento.

Não consegui acompanhá-los e fiquei muito chateado. Estava pedalando (nas descidas) no limite da minha técnica. Havia feito o mais difícil que era ter buscado o grupo da frente com tantos atletas fortes e especialistas naquele tipo de percurso. Com certeza era uma prova que não tinha “bobos”.

Quase caí numa sequência rápida de curvas velozes e perdi o grupo. Tentando não perder muito contato, pois até o Km 80 ainda estava uns 2’ atrás do líder, acabei caindo… Por sorte não me machuquei, mas acabei perdendo muito tempo até conseguir voltar a prova.

Somente a corrida e a chegada da prova eram realmente em Aix en Provence. Não corri bem pois a queda me deixou com o corpo todo contraído. Cheguei a ter caimbras na transição e não consegui me “soltar” durante a corrida.

Fechei a prova em 16º lugar…

A prova foi completamente dominada pelos franceses e vencida por Stephane Poulat, deixando para trás os Campeões Mundiais de Longa Distância Sylvain Sudrie (2º) e Julien Loy (3º) .

Obrigado pela torcida dos amigos e familiares!

Forte abraço a todos e bons treinos!!!

Marquinhos Ornellas

Nenhum comentário:

Postar um comentário