terça-feira, 22 de novembro de 2011

25 ANOS DE TRIATHLON - BODAS DE PRATA

BODAS DE PRATA

25 anos atrás , no dia 23 de Novembro de 1986 em Niterói, participei do meu primeiro Triathlon : Short Triathlon Armazém dos Esportes / O Globo.

Desde os 5 anos competia na Natação e aos 11 anos já me interessava pelo Triathlon sonhando em um dia fazer esta mudança.

Era o final da temporada da Natação e apesar de ter treinado muito bem, tive desempenho abaixo do esperado no Campeonato Estadual da minha categoria. Na semana seguinte seria o Campeonato Estadual Aberto (todas as categorias) junto com o Triathlon em Niterói, na frente da minha casa.

Conversei com meu técnico de Natação (Jorge Lourenço) pedindo autorização para fazer o Triathlon pois não havia nadado muito bem o Estadual (nadava 100m , 200m peito e 400m Medley).

Liberado por ele, pedi uma bike emprestada a um amigo da escola (Maurício Lane) faltando menos de uma semana para a prova. Meus pais precisaram comprar um tênis (na época eu corria descalço) , capacete (que era de plástico) e um conjunto de corrida (short e camiseta).

Meus treinamentos na semana da prova consistiam em fazer o percurso da prova ou pelo menos parte dele. O ciclismo por exemplo não consegui treinar nenhum dia os 20km referentes a prova e me lembro que no último treino de corrida , não consegui correr o percurso todo, devido ao calor da tarde (entre 14:00/15:00) , e precisei voltar andando pra casa. Me lembro bem da situação e vejo que a ignorância as vezes atrapalhava muito. Como não tinha menor noção do Triathlon, saí para correr logo depois da Escola, sem comer ou beber nada e num calor de mais de 40º… No início da minha carreira de Triatleta fiz muitas maluquices assim devido a falta de informações. Treinava ciclismo e corrida com a metodologia da natação. Dava tiros de corrida com internalos de 5”… As vezes um pouco mais, mas nunca mais de 15” de descanço… Pedalava 10km forte e depois ficava sentado no meio fio pra descansar para o próximo tiro de 10km…Depois voltava “voado” pra casa pra ir a Escola…

Apesar da falta de informações, tudo foi muito bem organizado para o meu primeiro Triathlon e toda minha família foi assistir, preocupados se eu conseguiria terminar. Fiz a prova em 1h17’ , fui 107º Geral entre 502 atletas , e 3º na Categoria 13 à 15 anos. Me lembro que pedalei de tênis e fiz 37’ nos 20km. A corrida foi em torno de 24’ para os 5km com subida e forte calor.

A competição foi super emocionante! Nunca havia sentido esta sensação na Natação. Me apaixonei pelo esporte e graças a este sentimento continuo motivado a treinar e competir por tantos anos.

Essas fotos foram tiradas depois da prova e reveladas posteriormente. Por isso a data diferente ao do dia da prova.


A foto da largada e a outra correndo foram do meu terceiro Triathlon, Circuito C&A de Short Triathlon em Copacabana.

Essa foto da largada tem algumas histórias interessantes e serviram, talvez, como ferramenta estimulante para que eu acreditasse nos meus sonhos e lutasse com muita fé por eles.

No dia seguinte da prova, fui a Escola e no intervalo da primeira aula meus amigos estavam lendo o caderno de esportes do Jornal O Globo. Eu estava distraído e quando olhei na direção deles dei um pulo!!! “Caramba!!! Sou eu na CAPA do Jornal!!!” Na hora ninguém acreditou e daí perguntei: “Qual o número no braço do cara aí?!?!” Me responderam : “73!!!” Ainda tinha o número marcado e mostrei pra galera! Foi um misto de satisfação de todos e zoação pela cara que fazia na largada… Coisas de moleques… A publicação do jornal era colorida e focava exclusivamente meu mergulho, sem os outros atletas.

Meses depois a Fernanda Keller me disse que tinha uma pessoa que havia me visto competir e treinar, e que gostaria de conversar comigo para ser meu técnico. O nome dele era Marcelo Borges e me treinou durante 10 anos . Fiquei empolgado e fui me reunir na casa dela num certo dia. Era dia de feira e passei no meio dela. Quase chegando a casa da Fernanda , não sei por que , olhei pro lado e vi minha foto daquele jornal de meses atrás. Aquele era um dia importante pra mim e foi quando realmente comecei a treinar de forma séria e com boa orientação. Era o futuro da minha vida esportiva e pra mim, ter visto aquela foto pouco antes desta reunião, foi como se fosse uma afirmação de que o Triathlon ia mudar minha vida e que MUITAS coisas boas iam acontecer em função disto.



25ANOS de TRIATHLON!!! BODAS DE PRATA!!!

“Minha motivação provêm das adversidades…, as dificuldades da vida são a minha inspiração. Não me importa ganhar. Não me importa perder. O que me importa… É A BATALHA!!!!!”

Marcus Ornellas (23/11/2011-25 anos de Triathlon)

2 comentários:

  1. Sensacional !!!!
    Obrigado por dividir.
    Eu me lembro desse Circuito C&A no canto de Copa. Passava na TV. Assisti a uma prova ou talvez mais.
    Velhos tempos.

    ABS !!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!!
    Gosto muito de ver como vc leva o triathlon na sua vida.
    Parabéns mesmo!!
    Grande abs

    ResponderExcluir