quinta-feira, 3 de março de 2011

MATÉRIA MUNDOTRI

    Planilhas de treinamento de Triathlon1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 em 5)

Marca GP1 300x300 Marcus Ornellas confirmado no GP Extreme: inscreva se e concorra a um bike fit Retul

O GP Extreme, que tem sua primeira edição confirmada para o dia 03/04/2011, já tem gerado grande expectativa nos triatletas brasileiros. Primeiro, pelo percurso exclusivo e desafiador na distância inédita no Brasil de 1000m/100km/10km, que será disputado dentro do Parque Damha em São Carlos. Segundo, pela lista de atletas de peso confirmados, entre eles, Fred Monteiro, Marcus Ornellas, Chicão ferreira, Ivan Albano, Alessandra Carvalho e Santiago Ascenço.

A redação do MudoTRI vai conversar com todos os atletas de elite, e aproveitou para iniciar a série com o carioca Marcus Ornellas, um dos maiores atletas da história do Triathlon brasileiro, que conta suas expectativas da inovadora disputa no Brasil. Veja, após a entrevista, como concorrer a um bike fit Retul.

Perfil: Marcus Ornellas

Idade: 39 anos.

Local de nascimento: Rio de Janeiro.

Formação acadêmica: Formado em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense.

Altura e peso: 1,77m e 67kg.

Melhor modalidade: CICLISMO.

Principais resultados: Tricampeão Brasileiro , Bicampeão do Troféu Brasil , Bicampeão Brasileiro de Cross Triathlon , Campeão Ibérico (Portugal) , 2 x TOP 3 ITU World Cup Series (Colômbia e México) , 5 x Top 5 Campeonato Pan-americano, Campeão do Triathlon Longo do Alpe D’Huez, Top 5 IRONMAN FRANCE (Sub 9h) , Melhor tempo na Distância Ironman : 8h32′.

1. Marcus, como foi seu início no triathlon, e o que o motiva e o deixa mais feliz no esporte?

Desde os 11 anos já dizia que faria Triathlon, pois nadava desde os 5 anos. Aos 15 surgiu a oportunidade de fazer minha primeira prova, em Niterói, no Triathlon O Globo – Armazém dos Esportes.

Acho que o que me motiva são os desafios de competir em provas novas, distâncias diferentes e percursos desafiadores. O fato de já competir há tantos anos e ter sempre novos atletas aparecendo como concorrentes também me motiva a treinar bastante. Eu preciso criar objetivos, buscar eventos novos em qualquer parte do mundo e sonhar em poder ir e ter um ótimo desempenho lá.

O que mais me deixa feliz no Triathlon é saber que TODO o esforço e as abdicações são compensados alcançando meus objetivos, meus sonhos. A satisfação que sinto quando atinjo uma performance sonhada não tem preço!

2. Um momento marcante em sua carreira?

Gui2a 0222 300x347 Marcus Ornellas confirmado no GP Extreme: inscreva se e concorra a um bike fit Retul

Marquinhos com seu lindo filho

Tive muitos momentos felizes em minha carreira e fica até difícil de apontar apenas um, até porque nos lembramos sempre dos mais recentes. Acho que este ano, ter me tornado PAI e ter ficado praticamente 1 ano sem competir, inclusive precisando fazer uma cirurgia, quase aos 40 anos, e ainda conseguir voltar a competir bem (praticamente voltando a ser o que sempre fui) talvez seja o momento mais marcante pra mim. Provar para mim mesmo que, apesar das dificuldades, eu podia e posso continuar sendo o mesmo atleta.

3. Quais as suas expectativas e sua preparação para competir o GP Extreme?

Vou continuar minha preparação para toda a temporada, e o fato do percurso ser muito duro faz com que me sinta bem à vontade, pois sou habituado a isso e meu corpo prefere estes estímulos. Sei que o nível da prova será muito alto e minhas expectativas são sempre de que eu acorde inspirado e possa colocar em prática exatamente tudo aquilo que desempenho nos treinamentos. Para mim, a performance é o principal, independentemente de colocações.

4. Alguma dica aos atletas amadores que irão competir na prova?

Acho que este é o fortalecimento da mudança do perfil das provas no Brasil, que se caracteriza por provas planas, na beira da praia e contornando cones. Essa prova apresenta a distância perfeita para aqueles que um dia pretendem correr provas longas, servindo de degrau para aqueles que são habituados ao short e ao olímpico. Por isso acho que minha principal dica para os amadores é que eles comecem a utilizar treinamentos de montanhas em seus treinos de ciclismo, pelo menos 1 vez por semana. Desta forma será menos “doloroso” enfrentar o difícil circuito de bike de São Carlos. E pelo amor de Deus, comecem a prova de forma moderada, aumentando o ritmo progressivamente e JAMAIS comece andando a 100%!

5. Marquinhos, deixe uma pequena mensagem para seus fãs.

Ornellas Highlander voltou! O guerreiro imortal :-) Desistir nunca, render-se… jamais!

Abração a todos

Marquinhos Ornellas


Nenhum comentário:

Postar um comentário