quarta-feira, 4 de julho de 2012

Copa Rio de Janeiro de ciclismo - Desafio Serra de Itaipava

Domingo passado foi realizada umas das etapas da COPA RIO DE JANEIRO de Ciclismo. DESAFIO Serrra de Itaipava!!!


Nomes de peso do Ciclismo e Mountain Bike estavam presentes, e me disseram que o principal assunto na concentração do Parque de Exposição de Itaipava era o belo duelo que se travaria entre os favoritos Henrique Avancini (morador da região), Renan Malizia, Marcus Ornellas, Wolfgang Olsen, Robson Ferreira, David Leite e Felipe Delai e que não haveria como arriscar um resultado, pois todos eram especialistas em subidas e estavam no pico de condicionamento, por causa da proximidade de dois campeonatos importantes: o Brasileiro de Estrada e o Brasileiro de MountainBike.
A equipe líder do Ranking nacional de Ciclismo estava completa e o que eu havia pensado que fosse uma simples competição de nível estadual, se tornou um grande Desafio na Montanha!
Conhecia bem o local apesar de ser MUITO mais habituado em treinar na Serra de Teresópolis onde apresenta melhor acesso pra quem é morador de Niterói. Por sorte, meu último treinamento de montanha foi exatamente nesta montanha, onde acabei fazendo os 2 lados, sendo que este da competição é o mais "clássico" e mais longo , apesar de menor % de inclinação comparado ao outro lado da montanha.



Em uma largada controlada de 4km, os mais de 200 atletas atravessaram Itaipava em pelotões separados por categoria, de forma bastante organizada. Logo após o trecho controlado, o pelotão aplicou uma largada fortíssima num trecho sinuoso e muito rápido que antecedia a serra. Acabei sobrando por distração e uma atual falta de costume de provas de ciclismo. Confesso que não esperava por esta largada tão forte. Acabei sendo ajudado por outro triatleta, Eduardo Gonzalez, para alcançar o pelotão um pouco antes de iniciar a serra. Nos primeiros quilômetros da subida o pelotão da Elite estava reunido novamente e desde o início me coloquei na frente puxando o grupo e imprimindo um "passo forte". Meu objetivo era desgastar o grupo e evitar ataques ou alterações bruscas do ritmo. Puxei quase 11 km ( foto acima ) quando sofri o primeiro "ataque", faltando menos de 5 kms para a chegada. O desgaste do passo forte me impediu de uma reação e precisei me concentrar para manter o ritmo a fim de buscar o grupo que me atacou. Foram vários ataques entre eles, e eu observava "sobrado", tentando me recuperar.  Consegui buscá-los faltando 2 kms mas assim que encostei, houve outro ataque. Mais uma vez não reagi e 2 atletas conseguiram abrir vantagem. Consegui colocar um passo forte na parte mais esburacada e inclinada da prova e com isso abri uma vantagem segura para o grupo que vinha na minha roda.
Felipe Delai foi o vencedor com David Leite em segundo . Eu fechei a prova em TERCEIRO LUGAR.  Logo após vieram Fabiano Mota , Leonardo Lima , Robson Ferreira , Henrique Avancini  e Renan Maia.


Tenho certeza que a prova serviu de aperitivo e excelente preparação para semana que vem, no GP WINTER de Triathlon, em Balneário de Camboriú !!!


Forte abraço a todos! Bons treinos!!!


_D7A2738

Nenhum comentário:

Postar um comentário